logo
logo

Estrutura e Conteúdo da Experiência

Inspirado na mitologia grega, surgiu o nome Hemera.

Trata-se de uma experiência de autossabedoria cujos conteúdos e estrutura seguem os significados de cada um dos deuses envolvidos nesta trama mitológica: Caos, Érebus, Nix e Hemera.

Na mitologia grega, Hemera – filha de Érebus (deus da Escuridão) com Nix (deusa da Noite) – era a personificação do Dia. Nix e Érebus, por sua vez, eram filhos gêmeos da mais antiga das formas de consciência divina entre os gregos: o deus Caos, símbolo da amplitude do espaço vazio primordial.

Hemera foi a primeira deusa entre os gregos a representar o sol e descende do encontro da Noite com a Escuridão. Por esta razão, Hemera enseja a melhor expressão de integridade – no sentido da integração entre sombra e luz, tão presente nas experiências de autoconhecimento inspiradas em Jung.

Não sem motivos, os gregos antigos consideravam Hemera como guardiã das fronteiras entre o mundo onde chegava a luz e o mundo das sombras, entre o mundo exterior e interior, entre o consciente e o inconsciente, entre o mundo superior e inferior.

Parte I

Caos: possibilitar que os participantes “limpem a mente”, despertem o corpo para a experiência de ampliação de consciência a partir do mergulho no grande espaço interior do ser.
Nesta parte as dinâmicas serão permeadas por meditação ativa, que enseja exercícios de respiração com movimentos corporais. O silêncio interior e a interrupção do barulho da mente são objetivos desta primeira parte, onde os participantes serão convidados a experimentar o “vazio primordial”.

Parte II

Érebus: possibilitar que os participantes façam contato com a sombra. Para Jung, a sombra é o arquétipo que condensa a energia reprimida pelo ego, ou aquela que não foi ainda assimilada por ele. É reprimida pois representa pensamentos e sentimentos “incompatíveis” com a persona do indivíduo. Quanto mais é reprimida, mais a sombra aumenta em espessura e em poder de perturbação. Precisa ser encarada de frente para minar seu poder letal. Quando é integrada ao invés de negada, soma forças à jornada do indivíduo na direção dos seus mais relevantes valores e propósitos.
Esta parte do Hemera traz atividades que trabalham a ampliação da consciência para a sombra, para tudo aquilo que é nosso, mas que preferimos negar, o que invariavelmente provoca sentimentos de inadequação e desalinhamento entre o modo como pensamos, sentimos e agimos. Os participantes farão exercícios de diálogos com a sombra e práticas sobre crenças limitantes.

Parte III

Nix: a esta deusa estão ligados o mundo dos sonhos, o mistério dos desejos e do ego adormecido que não julga nem filtra as maiores e melhores possibilidades oníricas.
Nesta parte os participantes mergulharão em temas centrais do nosso ser: amor e sonhos. Entrarão em contato com a mais bela polaridade universal: o masculino e o feminino, energias presentes na nossa relação consigo, com o outro e com o mundo que nos cerca. Os participantes serão convidados para uma “existência erótica”, ou seja, uma vida marcada por desejo e vontade de ser e fazer. Serão focos desta parte: a construção de vínculos sólidos, nossos relacionamentos interpessoais, a confiança nas relações e a experiência da presença.

Parte IV

Hemera: a esta deusa estão ligados o mundo da luz, do amanhecer.
Nesta parte os participantes serão provocados a ampliar consciência para seus talentos, pontos fortes e valores. O convite será para uma “existência mitólogica”, no sentido de uma vida que abraça a “bem-aventurança” pessoal. Trabalharão seus “momentos de pico” na vida e na carreira e aprenderão a reconhecer oportunidades de “flow”, ou seja, contextos de felicidade autêntica, em que nos sentimos intensamente focados e mergulhados em desafios que guardam sentido e significado. Os participantes também trabalharão crenças alavancadoras, suas declarações de propósito de vida e elementos centrais da psicologia positiva.

  • Investimento

  • R$185000
  •  

    – Próxima turma: 01 e 02 de julho de 2017
    – Horário: Sábado 9h às 18h
    Domingo 9h às 17h.
    – Incluso: 4 coffee breaks, 2 almoços e material de apoio.
    – Localização: Alameda Calicut 180 – Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP).

    Contatos:
    magda@hemeraexperience.com.br ou magdaoliver@uol.com.br
    Whatsapp: (011) 99848-1862